A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe os calouros do primeiro semestre de 2014 na próxima terça-feira, 18, às 9h e às 19h, no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos. A aula magna com o tema “Inclusão e Equidade no Ensino Superior – Reflexões sobre Discriminação e Racismo” será proferida pela professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e representante da Procuradoria Federal na Fundação Cultural Palmares, Dora Lúcia de Lima Bertulio. As informações são da Agecom.
Para as boas-vindas aos mais novos integrantes da comunidade universitária estarão presentes na solenidade a reitora Roselane Neckel, a vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco, pró-reitores, secretários especiais, diretores de Departamentos Administrativos e de Órgãos Suplementares, servidores docentes, técnico-administrativos e alunos da UFSC. São 3.590 calouros que ingressam neste semestre.
Durante o evento serão distribuídos kits de boas-vindas aos calouros, com informações úteis para a vida estudantil. Além disso, haverá uma participação de membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e uma performance dos alunos do curso de Artes Cênicas.
O secretário de Cultura da UFSC, Paulo Berton, organizador do evento, explica que é importante que os alunos sejam liberados pelos seus professores para participar do evento. “Todo início de semestre programamos essa recepção, de manhã e à noite, para contemplar diferentes turnos e contamos com a colaboração dos professores para que liberem os alunos para essa recepção”, destaca.
A UFSC é uma instituição que tem como função social o desenvolvimento e a socialização da ciência, da tecnologia e da arte mas, sobretudo, seu compromisso é com o desenvolvimento humano baseado na ética, na autonomia e na democracia. Para cumprir essa função, a Universidade conta com um quadro de servidores e alunos que supera em números a população de algumas cidades brasileiras.
Ao longo dos seus 53 anos, a UFSC construiu uma história voltada para atender a expectativa de uma sociedade cada vez mais exigente. Uma trajetória construída com muita dedicação e qualidade, superando obstáculos e desafios impostos pela própria história.
Sobre a palestrante
Dora Lúcia de Lima Bertulio atuou no Estado do Paraná como Procuradora-Geral na Secretaria de Estado da Saúde; na Universidade Federal e no Incra. Lecionou na Universidade Tuiuti do Paraná; na Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal de Mato Grosso, nas disciplinas de Direito do Estado, Direitos Humanos, Relações Raciais e de Gênero.
Bertulio participou ativamente dos processos de implementação de programas de ação afirmativa para inclusão de população negra no Ensino Superior e Mercado de Trabalho na UFPR e colaborou com a implementação das Cotas nas Universidades Federais de Alagoas, Santa Catarina; Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Sergipe e Estaduais do Paraná.