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Florianópolis, 25 novembro 2024
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Udesc abre inscrições para 192 bolsas de iniciação à docência na segunda-feira

GeralUdesc abre inscrições para 192 bolsas de iniciação à docência na segunda-feira
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Na segunda-feira, 24, começa o prazo para que os alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) se inscrevam na seleção de 192 vagas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), voltado à formação de professores para a educação básica. As informações são da Assessoria de Imprensa da Udesc.
As bolsas mensais de R$ 400 serão distribuídas aos selecionados entre março de 2014 e fevereiro de 2016 e não poderão ser acumuladas com quaisquer outras (exceto auxílio-permanência), mas é permitido ter emprego, desde que não seja na Udesc ou em escolas participantes do programa.

De acordo com o edital, as inscrições precisam ser feitas até quinta-feira da próxima semana, 27, das 13h às 19h, nos departamentos dos cursos de licenciatura envolvidos. As vagas estão distribuídas nos centros de:

Artes (Ceart): Artes Visuais (15), Música (17) e Teatro (16);
Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid): Educação Física (6);
Ciências Humanas e da Educação (Faed): História (16), Geografia (16) e Pedagogia (34);
Ciências Tecnológicas (CCT): Física (12), Matemática (12) e Química (16);
Educação a Distância (Cead): Pedagogia (32), no polo de Laguna.
Os candidatos passarão por uma entrevista de 28 de fevereiro a 7 de março e o resultado será divulgado três dias depois. Mais informações podem ser obtidas com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), pelo e-mail pibid.reitoria@udesc.br.

Recursos federais

Com recursos do Ministério da Educação (MEC), o Pibid busca o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, concedendo bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por instituições de educação superior em parceria com escolas da rede pública.
Os professores das escolas são mobilizados a atuarem como co-formadores dos futuros docentes, o que as torna protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério e contribui para a articulação entre teoria e prática.