spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Tradicional Enterro da Tristeza ocorre nesta quinta-feira no Centro de Florianópolis

EventosTradicional Enterro da Tristeza ocorre nesta quinta-feira no Centro de Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

O tradicional “Enterro da tristeza” que marca o começo das festas de carnaval em Florianópolis tem inicio nesta quinta-feira, 27, às 14h, na avenida Hercílio Luz, no Centro da Capital.

O Enterro da Tristeza surgiu em 1964, organizado pelo Clube Paineiras, uma espécie de clube dos solteiros, sediado na Rua dos Ilhéus, no Centro. De acordo com o ex-presidente do clube, Maurício Amorim, o evento nasceu a partir da criação da Noite do Terror. O baile era realizado sempre na quinta-feira que antecedia o Carnaval, pois na sexta-feira era dia da tradicional festa do Clube Doze de Agosto.

Para entrar no Clube Paineiras o folião tinha que utilizar roupas pretas ou brancas ou ainda as duas misturadas. Como atrativo curioso, os organizadores decidiram fazer em frente ao clube um velório, que recebeu o nome de Enterro da Tristeza. Havia caixão com morcego, bruxas e outros utensílios para criar um clima fantasmagórico e festivo.

Em 1975, o clube Paineiras fechou as portas e a Boate Dizzy assumiu a realização do Enterro da Tristeza. Paralelamente, o Clube Ipiranga, do Saco dos Limões, também começou a realizar a mesma atividade e os dois clubes decidiram fazer desfiles pelo Centro.

Com a desistência do cortejo tanto pela Dizzy como pelo Ipiranga, o bloco SOS, fundado em 1982, resolveu trazer para a associação a responsabilidade. Desde 1995, o bloco coordena a festa que tem repercussão na imprensa em todo o Brasil como um dos eventos mais originais que marcam a abertura do Carnaval em Florianópolis.

Confira aqui a programação completa do Carnaval.