A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis divulgou uma nota informando que os interessados em integrar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do governo federal a partir do mês de março jé podem fazer as pré-matrículas. As pré-matrículas para os cursos do Pronatec já estão sendo feitas na sede do IGEOF, à rua Deodoro, 209, no Centro, ou nos diversos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) espalhados pela cidade.
Até o momento, foi pactuado com a União a realização de pelo menos 21 cursos, totalizando cerca de três mil vagas, mas a expectativa é a de que sejam oferecidas ainda mais oportunidades de educação profissional e tecnológica.
O público-alvo dos cursos são os beneficiários de programas federais de transferência de renda e pessoas inscritas no Cadastro Único, entre outros casos, maiores de 16 anos e residentes no município de Florianópolis. Dependendo do curso, serão disponibilizadas de 18 a 40 vagas por turma, nos turnos matutino, vespertino e noturno, com cargas horárias que variam de 160 a 300 horas.
Os cursos são de Cuidador de Idosos, Roteirista de Animação, Auxiliar de Pessoal, Agente de Informações Turísticas, Auxiliar de Cozinha, Salgadeiro, Auxiliar Administrativo, Padeiro, Ilustrador, Mestre de Obras, Auxiliar de Recursos Humanos, Assistente de Operação de Logística, Assistente de Operação de Logística Portuária, Eletricista de Automóveis, Mecânico de Motores de Carro, Recepcionista, Balconista da Farmácia, Recepcionista em Serviços de Saúde, e Línguas – Inglês (níveis Básico e Intermediário) e Espanhol Básico.
Tais cursos serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em suas próprias unidades de ensino e campi, ou nos bairros, em locais como associações de moradores.
Pré-matrículas
As pré-matrículas para os cursos do Pronatec já estão sendo feitas na sede do IGEOF, à rua Deodoro, 209, no Centro, ou nos diversos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) espalhados pela cidade. Veja abaixo a listagem dos CRAS e telefones para contato.
Veja abaixo a listagem dos CRAS e telefones para contato.
· Centro – Rua Profª Maria Júlia Franco – 281
· Trindade – Rua Profº Enoé Schutel – 238
· Capoeiras – Rua Santos Saraiva – 2.011
· Jardim Atlântico – Rua Elesbão Pinto da Luz – 169
· Canasvieiras – Rod. SC-401 – Km 18 – 17.500
· Ingleses – Rua João Gualberto Soares – 371
· Saco Grande – Rod. Vergílio Várzea – 2.052
· Saco dos Limões – Av. Jorge Lacerda – 1.025
· Tapera – Rua José Olímpio da Silva – 280
· Rio Tavares – Rua Osvaldo Joaquim Antunes – 95