A Federação das Industrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e o Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) assinaram, nesta quinta-feira, 13, convênio para a oferta de vagas em cursos de educação profissional do SENAI na Grande Florianópolis a jovens assistidos pelas organizações sociais ligadas ao IVG. Serão destinadas duas vagas em cada turma de aprendizagem industrial e de cursos técnicos, que devem totalizar cerca de 300 matrículas em cinco anos. As informações são da Assessoria de Imprensa da FIESC.
Os jovens inscritos nos cursos seguirão a política de bolsas de estudos do IVG, que prevê direitos e deveres dos beneficiários. Além disso, terão o acompanhamento que o SENAI já oferece a todos os seus alunos. As duas práticas inibem a evasão escolar.
Por meio de uma rede composta por sete organizações sociais, o IVG atende 4,2 mil crianças, adolescentes e jovens (de seis a 24 anos) de comunidades empobrecidas da Grande Florianópolis. Essas instituições são a Associação João Paulo II, o Centro Cultural Escrava Anastácia, o Centro de Educação e Evangelização Popular (Cedep), a Associação de Amigos da Casa de Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó (ACAM) e o Centro Social Elisabeth Zarkamz, além das unidades do Centro São José e Lucia Mayvorne. A atuação dessas entidades está focada na promoção da educação, da cidadania e da mobilização comunitária.