A Assembleia Legislativa de Santa Catarina recebe, até o dia 28 de fevereiro, a exposição "Lugares onde passei”, da artista plástica Edna Salton. As obras, em sua maioria molduradas, ficam expostas na Galeria de Arte Ernesto Meyer, com entrada gratuita. As informações são da Agência Alesc.
Com 25 anos de trajetória no mundo da arte, a artista natural de São Paulo destaca que o seu amor pela arte vem desde a infância, envolvida em estudos, leitura, observação e contato com grandes mestres, tanto do Brasil quanto da Europa.
Arquiteta por formação, Edna explica que encontrou na arquitetura e na arte caminhos paralelos, que a permitem abraçar as duas paixões como profissão. Com um estilo eclético, lúdico, mas único que registra sua marca, Edna especializou-se em escultura de monumentos, praças públicas e entradas de cidades, tornando-se referência de grande valor artístico no Brasil e exterior.
Entre suas obras, ela destaca a peça que representa uma mamona gigante sorridente de gravata exposta em Guarulhos (SP), na praça em homenagem ao Grupo Mamonas Assassinas, cujos componentes morreram num acidente aéreo em 1995. O projeto da praça e o monumento de sete metros de altura e três metros de diâmetro foram executados em apenas dez dias, concedendo a artista o título de escultura mais rápida do mundo.
Após percorrer várias fases totalmente acadêmicas, como o surrealismo e o modernismo, e difundir vários materiais desde o bronze, aço e resina, Edna vem construindo uma sólida carreira internacional. Com um amplo leque de exposições ao longo de 15 anos, já expôs suas obras em Nova York, Los Angeles, Miami (EUA), Chile, Punta de Leste (Uruguai), Canadá, Grécia, Roma (Itália), França, Portugal, entre outros. Na arquitetura, Edna está engajada em vários projetos no Brasil e na África do Sul.