spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Comissão da Verdade catarinense promove debate e exibição de documentário nesta sexta-feira em Florianópolis

EventosComissão da Verdade catarinense promove debate e exibição de documentário nesta sexta-feira...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Apresentar e discutir as ações das Comissões da Verdade atuantes em Santa Catarina são alguns dos objetivos do encontro que será promovido nesta sexta-feira, 7, na sede do Sindprevs/SC em Florianópolis, pela Cooperativa de Produção em Comunicação e Cultura (CpCC). A mesa-redonda, que terá início às 18h30, será composta pelo coordenador geral do sindicato, Valmir Braz e pelos representantes das seguintes Comissões da Verdade: Rosângela de Souza, da OAB; Derlei Catarina de Luca, da Paulo Stuart Wright e Lino Peres, da Câmara Municipal de Florianópolis. O evento é gratuito e terá transmissão ao vivo pelo Portal Desacato.info. Confirme sua presença aqui

Segundo o presidente da CpCC, Raul Fitipaldi, a motivação do encontro é a celebração da edição nº 100 do Desacato Passa Revista, boletim semanal produzido pela cooperativa, com as principais notícias veiculadas no portal Desacato.info, que já conta com mais de 500 assinantes.

O evento conta ainda com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais (Sindes), também pretende abordar o golpe de Estado 64 e os 50 anos da ditadura no Brasil e em Santa Catarina. Além da mesa-redonda, a programação contará ainda com leitura temática, exibição do filme “O dia que durou 21 anos”, documentário brasileiro, dirigido por Camilo Galli Tavares, sobre a participação do governo dos Estados Unidos na preparação, desde 1962, do golpe de estado de 1964, no Brasil. A ação militar que deu início a ditadura contou com a ativa participação de agências como CIA e da própria Casa Branca. Com documentos secretos e gravações originais da época, o filme mostra como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson se organizaram para tirar o presidente João Goulart do poder e apoiar o governo do marechal Humberto Castelo Branco.