A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis divulgou nesta terça-feira, 11, um balanço da Operação Se Liga na Rede. Canasvieiras, Barra da Lagoa, Ingleses e Lagoa da Conceição foram os primeiros bairros visitados, com um total de 3.741 visitas e inspeções. Mais de 50% das casas vistoriadas apresentam irregularidades e ligações inadequadas.
O programa
A Vigilância Sanitária e Ambiental participa em conjunto com a Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento e a CASAN, de todas as ações do “Programa se Liga na Rede”. Lançamento em outubro de 2013 tem como objetivo vistoriar eventuais ligações irregulares, às redes: pluvial e de esgoto, tanto na Ilha como no Continente.
As ações têm ocorrido de forma contínua no intuito de sanar as irregularidades encontradas. A maior inadequação encontrada, nos imóveis visitados é a ausência da caixa de gordura.
Canasvieiras
No bairro de Canasvieiras, 59,2% dos imóveis inspecionados estão com ligações inadequadas, seja no sistema de esgotamento sanitário e/ou água pluvial.
Nesta primeira etapa, o programa acontece em pontos das regiões de Canasvieiras, Barra da Lagoa, Ingleses e Lagoa da Conceição e tem como principal objetivo o de vistoriar eventuais ligações irregulares às redes pluviais e de esgoto.
Barra da Lagoa
Na Barra da Lagoa, foram realizadas 1.279 visitas e inspeções; dessas, 36,3% estão com ligações regulares e 63,7% com ligações com inadequações.
Ingleses
No bairro de Ingleses, foram realizadas 170 visitas e inspeções, sendo que 19% estão com ligações regulares e 81% com ligações inadequadas.
Lagoa da Conceição
Na Lagoa da Conceição foram realizadas 1.347 visitas e inspeções, sendo que 57,7% estão regulares e 42,3% com inadequações.
Já em Canasvieiras, das 945 visitas e inspeções, 40,8% dos imóveis
estão com ligações regulares e 59,2% com ligações inadequadas.
Em uma das residências inspecionadas na manhã da quarta-feira (05/02), em Canasvieiras, os técnicos encontraram duas inadequações. O sistema de esgotamento sanitário não estava conectado à rede de esgoto e havia a ausência de caixa de gordura na pia da churrasqueira existente no local. O proprietário foi notificado e orientado a se readequar no prazo de 15 dias úteis.
Como funciona
A ação do Programa se liga na rede é inicialmente orientadora, podendo converter-se em punitiva no caso de se verificar uma reincidência. O imóvel que foi inspecionado e notificado tem o prazo de 15 dias úteis para se readequar. Caso seja necessário, o proprietário pode solicitar uma prorrogação deste prazo para mais 15 dias.
Expirando o prazo, não havendo readequação, o caso será encaminhado para a Vigilância Sanitária e para a FLORAM, órgãos responsáveis pelas sanções legais, que vão desde advertência até multa.