spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

Ocupação das regiões litorâneas da cidade será debatida a partir desta terça-feira no Continente

Meio ambienteOcupação das regiões litorâneas da cidade será debatida a partir desta terça-feira...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Projeto Orla, que discute o ordenamento do uso e ocupação das bordas litorâneas do território nacional, voltará a ser debatido na região continental de Florianópolis a partir desta terça-feira, 11. Estão agendadas para os dias 11, 12 e 13 três novas reuniões da iniciativa na sede da Associação Catarinenses dos Engenheiros, localizada na Rua Capitão Euclides de Castro, em frente ao Parque de Coqueiros, das 14h30 às 21h30. Para saber como participar das reuniões clique aqui. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.

Também irão ocorrer reuniões nos dias 18, 19, 20, 25, 26, 27 de março das 18h30 às 21h30 no mesmo local e no dia 23 de abril no IFSC Continente.

O Projeto Orla, foi criado como forma de responder as demandas de ordenamento do uso e ocupação das bordas litorâneas do território nacional, seja pela fragilidade dos ecossistemas presentes, seja pelo crescimento desordenado das cidades, ou pelo aumento dos processos erosivos e das fontes contaminantes.

O Orla prevê a elaboração de um Plano de Gestão Integrada da Orla do Município que traz estratégias para a gestão das áreas litorâneas. Também introduz uma ação sistemática de planejamento da ação local visando repassar atribuições da gestão deste espaço, atualmente alocadas no Governo Federal, para a esfera do município, incorporando normas ambientais na política de regulamentação dos usos dos terrenos e acrescidos de Marinha, buscando aumentar a dinâmica de mobilização social neste processo.