Com a proximidade das festas de Carnaval, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretaria de Estado da Saúde intensifica as ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, como Aids, sífilis e hepatites. A campanha chama atenção para a importância do uso do preservativo para um sexo seguro e protegido. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
A DIVE, vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde, distribuiu às Secretarias Municipais de Saúde 300 mil kits contendo preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e um leque alusivo ao Carnaval.
A gerente de Vigilância das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, Elma Fior da Cruz, lembra também que o preservativo feminino é distribuído gratuitamente nos postos de saúde desde 1997, mas ainda é pouco procurado. “As camisinhas femininas são uma alternativa para que a mulher tenha o direito de se proteger sem depender do parceiro, garantindo uma vida sexual ativa e segura”.
Em 2013, foram distribuídos 11 milhões de preservativos em todo o Estado. Vale ressaltar que os preservativos, tanto o masculino quanto o feminino, além do gel lubrificante, são distribuídos durante todo o ano pela rede pública de saúde catarinense.
A DIVE encaminha os preservativos para as Gerências Regionais de Saúde de todo o Estado. Dali é feita a distribuição para as Secretarias Municipais de Saúde. As Organizações Não Governamentais (ONG´s) ligadas às ações de promoção e prevenção das DST´s também recebem os produtos por meio dos serviços municipais de saúde.