Um sistema de transporte coletivo elétrico que dispensa motorista, esta foi a proposta apresentada ao governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, pelo cônsul geral britânico no Brasil, John Doddrel, nesta segunda-feira, 10.
As explicações sobre o funcionamento do transporte foram feiras pelo empresário Halan Lemos Moreira, vice-presidente da empresa Brasell, integrante do grupo que implantou o modelo no aeroporto de Heathrow, em Londres.
O empresário informou que a Brasell vai nacionalizar a produção dos equipamentos e estuda, inclusive, Santa Catarina como sede para a nova unidade, diante da boa oferta de fornecedores no Estado. E a ideia é implantar o primeiro sistema em Florianópolis, por meio da parceira com o governo do Estado. A proposta inicial é que o POD-SIT seja integrado com o transporte marítimo entre a parte insular da Capital e as cidades de Palhoça e São José. O sistema elétrico levaria os passageiros das áreas de desembarque dos barcos até pontos centrais de Florianópolis.
O governador recomendou que o projeto seja aprofundado em conversas com a equipe da SC Parcerias e com grupos técnicos das prefeituras da região. O presidente da SC Parcerias, Paulo César da Costa, e o deputado estadual Renato Hinnig também acompanharam o encontro desta segunda.