spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

Inscrições para ocupação artística da Casa das Máquinas e do Teatro da Ubro vão até 7 de março

OportunidadesInscrições para ocupação artística da Casa das Máquinas e do Teatro da...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Secretaria de Cultura de Florianópolis recebe até 7 de março projetos para ocupação artística da Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, e do Teatro da Ubro, no Centro. Podem enviar propostas pessoas, empresas, companhias ou grupos interessados em desenvolver atividades artístico-culturais nesses espaços, no primeiro semestre de 2014. Os editais e os formulários de inscrição estão disponíveis aqui. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.

Nos editais de pauta do Teatro da Ubro e da Casa das Máquinas são contemplados espetáculos de dança, teatro, ópera, música e eventos culturais. Em paralelo aos eventos, podem ser realizados também cursos, debates, oficinas, lançamentos, entre outras atividades que promovam a reflexão e a difusão do conhecimento da arte, da educação e da cultura.

As propostas serão analisadas pela comissão de pauta de cada espaço, considerando a excelência artística e o interesse cultural do projeto, além da qualificação dos profissionais envolvidos e a melhor adaptação à realidade física, cênica e técnica do equipamento cultural. Para a seleção terão preferência propostas que contemplem o calendário semanal de forma contínua, com temporada prevista de quinta-feira a domingo para o Teatro da Ubro e de sexta-feira a domingo para a Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição.

Pesquisa e criação

Além dos editais para a pauta de programação, a Fundação Franklin Cascaes também recebe até 7 de março inscrições para ocupação artística da Casa das Máquinas com projetos de pesquisa e criação cênica nas áreas de circo, teatro, ópera e dança a serem desenvolvidos ao longo do ano. O edital e o formulário de inscrição podem ser baixados no sítio eletrônico da instituição.

O processo de seleção é aberto a artistas brasileiros e estrangeiros em situação legal no país, residentes em Florianópolis. Serão escolhidas dez propostas para utilização do espaço durante oito semanas consecutivas, conforme calendário estabelecido pela comissão organizadora do edital. A escolha das propostas levará em conta critérios como mérito, relevância cultural, clareza, coerência, originalidade, inovação e criatividade, além de adequação ao espaço pretendido. Do total de selecionados, cinco ficarão como suplentes.

O lançamento de editais de ocupação tem como objetivo democratizar o uso dos espaços culturais administrados pelo Município, dinamizando a produção e a criação artística, além de ampliar o acesso da população às diferentes formas de expressão culturais. Em 2013, foram realizadas 507 atividades culturais nos equipamentos administrados pela Fundação Franklin Cascaes, atendendo a um público de quase 30 mil pessoas.