spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

FIESC inaugura unidade voltada à formação de profissionais da aviação na Palhoça

Grande FlorianópolisFIESC inaugura unidade voltada à formação de profissionais da aviação na Palhoça
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) inaugura nesta terça-feira, 11, às 10h, em Palhoça, na Grande Florianópolis, uma unidade do SENAI voltada à formação de profissionais da aviação. As informações são da Assessoria de Imprensa da Fiesc.

A estrutura ocupará mais de 5 mil metros quadrados com laboratórios didáticos e um hangar de 659 metros quadrados. A unidade passará a oferecer 22 formações na área, como, por exemplo, piloto privado de avião e de helicóptero. Alguns cursos serão oferecidos gratuitamente, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A demanda por profissionais da aviação é crescente no País, especialmente por conta do aumento do uso da capacidade aeroportuária. "Santa Catarina tem especial interesse em desenvolver um polo aeronáutico. Nesse sentido, é importante investir na qualificação de trabalhadores para a manutenção de aeronaves, atividade que requer constante atualização tecnológica", afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

O currículo dos cursos foi desenvolvido pelo SENAI de Santa Catarina atendendo às legislações do Ministério da Educação (MEC) e regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os cursos são desenvolvidos em laboratórios de ponta e buscam inserir o aluno na resolução de problemas reais encontrados na indústria. A entidade elaborou ainda, em conjunto com empresas, instituições, entidades de classe e a Anac, o perfil profissional do curso Técnico em Manutenção de Aeronaves, válido para todo o País.

Atualmente, três cursos técnicos (com 2 anos de duração), já são realizados na unidade: manutenção de aeronaves em aviônicos, em célula e em grupo motopropulsor. Com a nova estrutura, serão oferecidas formações de curta duração (entre 20 e 270 horas), como piloto privado avião, piloto privado helicóptero, piloto comercial avião, piloto comercial helicóptero, piloto de linha aérea – helicóptero, piloto de linha aérea – avião, simulador multimotor Ifr avião, simulador multimotor Ifr helicóptero, tráfego aéreo internacional, inglês técnico para mecânicos, inglês técnico para pilotos, comissário, despachante operacional de voo. Mais informações 0800 48 1212.