spot_imgspot_img
Florianópolis, 5 fevereiro 2025
spot_imgspot_img

Eleitor tem até 7 de maio para regularizar situação eleitoral

GeralEleitor tem até 7 de maio para regularizar situação eleitoral
spot_img
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Justiça Eleitoral iniciou uma campanha que busca regularizar a situação das pessoas interessadas em participar do processo eletivo deste ano. Alistamento, pedido de transferência, de revisão ou obtenção da segunda via do título eleitoral são algumas das ações que devem ser feitas pelo eleitor até 7 de maio de 2014. As informações são da Assessoria de Comunicação do Poder Judiciário de Santa Cararina.

O cidadão que não estiver em dia com seu cadastro eleitoral não poderá votar nas eleições deste ano, a serem realizadas em outubro. Conhecido como “fechamento de cadastro”, o prazo faz parte do cronograma da Justiça Eleitoral e procura garantir que as eleições ocorram nas datas preestabelecidas. Após o fechamento, como o próprio nome sugere, nenhum cidadão conseguirá incluir seu nome na lista de votantes do país.

Segundo a legislação eleitoral, todo brasileiro nato ou naturalizado, alfabetizado e com idade entre 18 e 70 anos é obrigado a votar. No entanto, jovens com 16 anos já podem alistar-se e participar da escolha dos candidatos. Em 2014, serão eleitos candidatos aos cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.
A votação acontecerá no primeiro domingo de outubro, dia 5. Nas cidades e estados onde houver necessidade de votação em segundo turno, a eleição será no dia 26 de outubro. Para mais informações, acesse o site do TRE-SC e tire suas dúvidas (com informações da Assessoria de Imprensa do TRE-SC).