spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Guarda Municipal retoma ações para disciplinar o tráfego no Continente próximo a ponte de acesso à Ilha

GeralGuarda Municipal retoma ações para disciplinar o tráfego no Continente próximo a...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Em virtude da volta às aulas na manhã desta segunda-feira, 17, a Guarda Municipal de Florianópolis retomou algumas intervenções no trânsito da Capital, de forma a organizá-lo, no Continente e na Ilha. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.

Duas dessas ações, no Continente, foram o bloqueio da rua João Meirelles, no acesso ao bairro Abraão, e a disponibilização de cones e agentes na frente da Vila dos Oficiais (descida da avenida Ivo Silveira). Na Ilha, a presença da Guarda se fez necessária nas proximidades do terminal rodoviário Rita Maria.

A operação na Vila dos Oficiais foi retomada com o propósito de diminuir o tempo de retenção dos veículos, já que era comum, antes de a GMF iniciar sua orientação, motoristas não respeitarem a fila e tentarem cortar a frente do condutor que seguia respeitosamente o fluxo. O engarrafamento era maior, bem como o transtorno causado pelos “apressados”.

Já na rua João Meirelles, o fechamento é resultado de pedido de moradores ao IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis). Na tentativa de diminuir o tempo de espera na fila, veículos não respeitavam as placas de sinalização e de advertência quanto à velocidade, colocando em risco a vida de pedestres, principalmente idosos e crianças, já que ali é área residencial.

Assim como na Vila dos Oficiais, também se verificam problema no acesso à rua Padre Roma, proximidades do Terminal Rita Maria. Ali, os agentes disponibilizam os cones a partir das 6 horas da manhã com o objetivo de orientar o trânsito para minimizar a retenção de tráfego no local, causada pelos condutores que insistiam em "invadir" a pista do lado, originando interrupção abrupta do fluxo e compromentendo a segurança de todos.