A Guarda Municipal de Florianópolis realizou, durante a primeira quinzena de fevereiro, uma série de ações para coibir o estacionamento em locais proibidos na região central da cidade. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal.
A operação se concentrou na rua Tenente Silveira e avenida Rio Branco, onde ocorre com mais frequência esse tipo de irregularidade. Foram notificados mais de 60 veículos, determinando ainda o recolhimento, por guincho, de oito deles.
Na semana passada, 25 veículos foram notificados e quatro foram removidos. As irregularidades mais frequentes são estacionar em local proibido, acionar o pisca alerta não respeitando o tempo limite para o procedimento e estacionar diante de guias rebaixadas.
Na tarde desta terça-feira, 18, foram aplicadas 36 multas somente no período vespertino. Além disso, quatro veículos – dois automóveis e duas motos – tiveram de ser removidos do local. Do montante de autuações, mais de 40% foram por infração média, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira.
Estacionamento , segundo preceitua o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é definido como “imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque e desembarque de passageiros”. Assim, o condutor que mantiver o veiculo parado com outra finalidade que não de embarque de passageiros comete a infração.
O fato de o condutor permanecer no interior do veículo não o livra da multa. Também não o livra de autuação deixar o pisca-alerta do veículo ligado, a não ser em locais onde a sinalização indique essa possibilidade. A remoção acontece pela ausência do motorista responsável para receber a notificação.