O programa de extensão Inspirar, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), oferece tratamento fisioterapêutico gratuito a pessoas com diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), um mal comum em fumantes, que traz problemas mesmo depois que a pessoa deixa o cigarro. O atendimento é realizado no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), unidade na Udesc em Coqueiros, na região continental de Florianópolis. As informações são da Assessoria de Imprensa da Udesc.
Interesados em participar do programa devem procurar o Laboratório de Fisioterapia Respiratória (Lafir), na Udesc Cefid (Rua Pascoal Simone, 358, Coqueiros), coordenado pela professora doutora Elaine Paulin.
O objetivo do projeto é atender pacientes com DPOC utilizando um programa de treinamento de respiração diafragmática eficaz e prático de ser realizado. Os pacientes passam por uma avaliação inicial em que são submetidos a prova de função pulmonar e muscular, avaliação postural, da mobilidade diafragmática, do nível de atividade física de vida diária e do comprometimento da qualidade de vida.
Tratamento
O programa de treinamento é realizado em três sessões semanais de aproximadamente 60 minutos cada. As sessões mantêm o pulmão sem secreção pulmonar, evitando a instalação de pneumonias de repetição e consequentemente a internação. Os pacientes recebem orientações de como realizar as atividades do dia-a-dia com menos gasto de energia e menos desconforto respiratório, melhorando sua qualidade de vida.