A Associação Brasileira de E-commerce (ABComm), maior entidade representativa do setor no Brasil, com 3500 empresas associadas, empossou na última semana Cristiano Chaussard, sócio da Flexy Negócios Digitais, de Florianópolis, como diretor regional da entidade em Santa Catarina.
Há doze anos em atuação na área, Chaussard tem a missão de fortalecer o comércio eletrônico no Estado, defender os pleitos das empresas junto ao poder público e equilibrar as relações entre consumidor e lojista virtual, em um segmento que tem crescido 30% ao ano no país, em paralelo a um cenário turbulento do varejo tradicional.
As empresas associadas à entidade, fundada em setembro de 2011, são responsáveis pela geração de 80 mil postos de trabalho diretos e 500 mil indiretos no Brasil, estes ligados a agências parceiras e de logística. Para o novo diretor regional da ABComm/SC, este cenário é prova de que o e-commerce precisa de uma atenção especial e de representatividade, também, para derrubar distorções que têm prejudicado a atividade.
Regras para regulamentação do setor ainda são recentes no Brasil. Em maio de 2013, passou a valer a nova lei comércio online, que adequou normas do Código do Consumidor (CDC) para as lojas virtuais. No entanto, a legislação tem pontos polêmicos, como a logística reversa e a devolução de produtos puramente digitais como downloads, no caso do direto de arrependimento. Também não houve norma dirigida às operadoras de cartão de crédito, no caso de estorno ou cancelamento de compras.