A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina, prorrogou até 30 de março as inscrições para o edital de Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais. Com a alteração, a divulgação dos municípios classificados na primeira fase será feita no dia 15 de abril. Os municípios terão então 15 dias para enviar os documentos para a habilitação na segunda fase, sob pena de serem desclassificados. O edital é uma parceria da FCC com o Ministério da Cultura que distribuirá R$ 50 mil em livros e mobiliário para bibliotecas de municípios com até 10 mil habitantes.
O edital prevê a seleção de 26 propostas que deverão levar em consideração os seguintes aspectos: oferecer as condições para o desenvolvimento humano e social, promover atividades de mediação da leitura; disseminar a informação de forma democrática e acessível; incentivar o interesse pelas artes e pelas ciências; estimular a integração da biblioteca com outras linguagens culturais; contribuir para a inclusão digital da população; e privilegiar, registrar e difundir a tradição da herança cultural da comunidade.
Para Valdir Walendowsky, presidente interino da Fundação Catarinense de Cultura, “a promoção da leitura, principalmente para o público infantil, é a missão principal da biblioteca pública e por isso a importância desta parceria entre estado e União”. Santa Catarina possui, atualmente, 173 municípios que poderão participar do concurso.
O edital na íntegra e ficha de inscrições podem ser obtidos no site da FCC.