A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis divulgou, nesta quarta-feira, 5, um balanço do programa Se Liga na Rede, criado com o objetivo de vistoriar eventuais ligações irregulares às redes pluviais e de esgoto. Lançado em 16 de outubro do ano passado a iniciativa já realizou 3.741 visitas e inspeções. A maior inadequação encontrada, nos imóveis visitados, de acordo com o levantamento, é a ausência da caixa de gordura.
No bairro de Canasvieiras, 59,2% dos imóveis inspecionados estão com ligações inadequadas, seja no sistema de esgotamento sanitário e/ou água pluvial.
Nesta primeira etapa, o programa acontece em pontos das regiões de Canasvieiras, Barra da Lagoa, Ingleses e Lagoa da Conceição e tem como principal objetivo o de vistoriar eventuais ligações irregulares às redes pluviais e de esgoto.
Na Barra da Lagoa, foram realizadas 1.279 visitas e inspeções; destes locais, 36,3% estão com as ligações regulares e 63,7% com ligações com inadequações.
No bairro de Ingleses, foram realizadas 170 visitas e inspeções, sendo que 19% estão com ligações regulares e 81% com ligações inadequadas.
Na Lagoa da Conceição foram realizadas 1.347 visitas e inspeções, sendo que 57,7% estão regulares e 42,3% com inadequações.
Já em Canasvieiras, das 945 visitas e inspeções, 40,8% dos imóveis.
estão com ligações regulares e 59,2% com ligações inadequadas.
Em uma das residências inspecionadas na manhã desta quarta-feira (5), em Canasvieiras, os técnicos encontraram duas inadequações. O sistema de esgotamento sanitário não estava conectado à rede de esgoto e havia a ausência de caixa de gordura na pia da churrasqueira existente no local. O proprietário foi notificado e orientado a se readequar no prazo de 15 dias úteis.
A ação do Programa se liga na rede é inicialmente orientadora, podendo converter-se em punitiva no caso de se verificar uma reincidência. Um imóvel que foi inspecionado e que foi notificado, tem o prazo de 15 dias úteis para se readequar. Caso seja necessário, o proprietário pode solicitar uma prorrogação deste prazo para mais 15 dias.
Expirando o prazo, não havendo readequação, o caso será encaminhado para a Vigilância Sanitária e para a FLORAM, órgãos responsáveis pelas sanções legais, que vão desde advertência até multa.
Orientação da Casan
Limpe a caixa de gordura ao menos uma vez por semana: a gordura retirada deve ser ensacada e colocada no lixo;
Não jogue plástico, látex (camisinhas), absorventes e outros resíduos inadequados na rede de esgoto: esses materiais devem ir para o lixo.
A empresa ressalta ainda que a rede de esgoto não foi projetada para receber as águas da chuva e, desta forma, se houver a ligação da rede pluvial à rede de esgoto – e vive-versa – o sistema pode transbordar, causando a proliferação de doenças e mau cheiro, além da poluição dos mananciais e da contaminação do meio ambiente.