spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

Convênio vai garantir capacitação na França para maricultores de Florianópolis

GeralConvênio vai garantir capacitação na França para maricultores de Florianópolis
spot_img

ACIF conquista prêmios de excelência em gestão e inovação em Santa Catarina

A Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) comemora importantes reconhecimentos...

Por que escolher uma instituição financeira cooperativa?

Elas se destacam pelo impacto positivo na comunidade local...

BRDE vai premiar startups vencedoras do programa de aceleração

Encerramento do BRDE Labs SC Growth 2024 acontece no...
spot_img

Compartilhe

O prefeito Cesar Souza Jr. assinou nesta quinta-feira, 6, um convênio entre a Prefeitura, através do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), e o Liceu do Mar e do Litoral, da comuna francesa Bourcefranc-le-Chapus, do Departamento de Charente-Maritime, que garante capacitação a maricultores do Norte e do Sul da Ilha de Santa Catarina através de estágio técnico de produção de maricultura em Bourcefranc, o coração da zona ostreícola de Charente-Maritime. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.

Será lançado no início de março um edital para seleção dos maricultores interessados em fazer o estágio. No primeiro momento, serão beneficiados 12 maricultores locais. Ao todo, Florianópolis possui 212 produtores de ostras, que vivem exclusivamente da atividade.

A Prefeitura vai arcar com as passagens aéreas e com o custo de um curso de francês de 120 horas que os selecionados deverão fazer antes de viajar. Já ao Liceu do Mar e do Litoral caberá a hospedagem, alimentação, translados e 30 dias de estágio na produção.

Segundo Mendes, a previsão é a de que o estágio em Bourcefranc comece ainda em março, e que, logo após o retorno dos maricultores de Florianópolis para casa, 12 maricultores franceses também venham à cidade conhecer a realidade local e compartilhar conhecimentos. O estágio deles encerrará o curso superior em maricultura que fazem no Liceu do Mar e do Litoral.

Em Florianópolis, ainda será criado um grupo de trabalho para que o pessoal capacitado na França repasse conhecimento adquirido.

Modelo

O convênio assinado nesta quinta-feira, que tem vigência de quatro anos, foi viabilizado pela ida do prefeito à França em setembro do ano passado. O interesse nesta cooperação técnico-científica com a França leva em conta o fato de o país ser o maior produtor de ostra da Europa, com 140 mil toneladas por ano, sendo que Charante-Maritime destaca-se como o primeiro produtor francês, com 70 mil toneladas ao ano. Já Florianópolis produziu, no ano de 2013, aproximadamente quatro mil toneladas de ostras.