Florianópolis vai receber a primeira Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal do país, uma unidade de ensino e treinamento de novos profissionais. O anúncio oficial foi feito nesta segunda-feira, 27, em ato no gabinete do governador Raimundo Colombo. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
A Academia funcionará em um espaço alugado pelo Ministério da Justiça no Norte da Ilha de Santa Catarina, na SC-401, na localidade de Vargem Pequena, próximo ao Trevo dos Ingleses. As obras estão na reta final, com conclusão de toda a adaptação de estrutura prevista para ocorrer até março. A inauguração oficial deverá contar com a presença do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Com as adaptações já realizadas, será possível iniciar o primeiro curso em fevereiro, quando cerca de 1,2 mil alunos de todo o país começarão o treinamento oficial na unidade – sendo que 93 deverão permanecer no Estado após o curso para reforçar o efetivo catarinense. Também participarão dessa primeira turma 16 haitianos, resultado de uma parceria entre os governos do Brasil e do Haiti.
O terreno escolhido tem 80 mil metros quadrados e a área construída tem cerca de 10 mil metros quadrados. O espaço conta com 34 salas, laboratório de informática, auditório, biblioteca, vestiários, academia, pistas de corrida e de caminhada, quadra coberta e estandes de tiro. Também está em construção um hangar e um heliponto. O coordenador de ensino da Academia, Bruno Schettini, explicou que a unidade terá uma equipe administrativa fixa de 50 pessoas e o número de instrutores varia de acordo com o curso. Para o primeiro treinamento, com duração de cerca de quatro meses, serão 400 instrutores.