A Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis vai realizar microchipagem gratuita de cães e gatos de estimação no Campeche, no período de 25 a 28 de novembro. Proprietários de animais do bairro e região devem levá-los à unidade que será montada na Avenida Pequeno Príncipe, 2.859, ao lado da Escola Básica Brigadeiro Eduardo Gomes, das 9 às 12H e das 13 às 16H. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.
Em setembro e outubro, foram beneficiados os moradores da Tapera e de Canasvieiras e proximidades, respectivamente. Ao todo, cerca de 570 animais já foram submetidos à técnica da microchipagem. Trata-se de um procedimento bastante simples que leva aproximadamente 15 segundos: um microchip (do tamanho de um grão de arroz) é aplicado sob a pele através de uma injeção no dorso do cão ou gato.
O microchip contém o prontuário médico-veterinário do animal, bem como os dados de identificação e localização de seu proprietário, de modo que sua colocação corresponde a uma ação de posse responsável. Afinal, facilita a devolução dos cães e gatos, em caso de perda ou fuga, e ainda evidencia quem são seus donos, diante de situações de abandono, o que é proibido pela lei municipal nº 94/2001.
A escolha dos bairros que vêm recebendo ação coletiva de microchipagem leva em conta o alto índice de animais semi-domiciliados – que têm proprietários, mas ficam soltos pelas ruas – e a proximidade do verão. É que, nesta estação costuma haver bastante abandono de cães e gatos em decorrência de aluguéis de imóveis, e de fugas das residências devido ao susto provocado pela queima de fogos do Reveillon.
Cumprindo a lei
De acordo com o Diretor de Bem Estar Animal, João Eduardo Cavallazzi, a microchipagem é exigida pela lei complementar municipal nº 383/10, cujo cumprimento está sendo ampliado com as ações em andamento na cidade. Na administração anterior, a DIBEA limitava-se a efetuar a microchipagem nos cães e gatos abandonados que eram encontrados e naqueles que eram retirados de suas casas em razão de maus tratos.
Até o dia 31 de dezembro deste ano, os donos de animais de estimação que comprovarem renda bruta mensal de até três salários mínimos serão contemplados com microchipagem subsidiada pela Prefeitura Municipal. Já a partir de 1º de janeiro, o serviço beneficiará somente proprietários de cães e gatos com renda bruta mensal inferior a um salário mínimo e meio.
Para serem beneficiados pela microchipagem, os donos dos animais devem ser munícipes de Florianópolis, e, em virtude disso, precisam apresentar fotocópia do comprovante de residência e do CPF.
Censo
Durante a microchipagem, a DIBEA tem aproveitado para realizar um censo para traçar o perfil dos proprietários dos cães e gatos domésticos. A Diretoria de Bem Estar Animal quer ter a dimensão, por exemplo, de quantos animais cada família possui, se eles são levados regularmente ao veterinário, se já receberam algum tipo de vacina e se são ou não castrados. Os cães e gatos que não tiverem sido esterilizados, aliás, entrarão automaticamente numa lista de espera para fazê-lo, se o proprietário assim desejar. A única exceção diz respeito aos cachorros da raça Pitt Bull, cuja castração é determinada por legislação federal.