O Hospital da Polícia Militar "Comandante Lara Ribas" (HPM), localizado no Centro de Florianópolis, completou 50 anos nesta quarta-feira, 20. A data teve uma celebração por parte dos policiais militares que atuam na Capital.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Polícia Militar de Santa Catarina, em 1880, mais precisamente no dia 16 de fevereiro, o governo do Estado, preocupado com a saúde dos homens que compunham a Força Policial autorizava a contratação de médicos facultativos que, diariamente, deveriam comparecer ao quartel – general, para uma avaliação da tropa. No dia 5 de maio de 1926, criava-se a farmácia e, no ano seguinte, no mês de julho, nascia o que seria mais tarde o hospital.Finalmente, no dia 20 de novembro de 1963, foi assinado o decreto nº 924, criando o hospital da Polícia Militar, o qual passou a se chamar de Hospital Comandante Lara Ribas.
A unidade de saúde possui cerca de cinco mil metros quadrados de área construída. Dispõe de 33 leitos para internação, sendo 12 apartamentos, sete enfermarias e quatro leitos no serviço de pronto atendimento, com um total de 33 leitos, podendo ser ampliado futuramente em mais oito leitos. Possui um corpo clínico de 60 profissionais, divididos em 31 especialidades médicas, e conta com o apoio de uma ambulância.