Pesquisadores do grupo de pesquisa Politeia, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizam até o dia 13 deste mês um estudo de percepção cidadã sobre qualidade de vida e bem-estar com moradores de Florianópolis. O trabalho dos pesquisadores começou no último sábado, 7, e está circulando por diversos bairros da Capital. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
De acordo com os organizadores da pesquisa, o objetivo é identificar a percepção dos moradores de Florianópolis sobre a qualidade de vida e o bem-estar na cidade, para compor um conjunto de indicadores a serem monitorados anualmente pela Udesc Esag e pelo Movimento Floripa Te Quero Bem.
O questionário que será utilizado foi adaptado de um instrumento desenvolvido e aplicado em São Paulo para a construção dos Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município (Irbem), pela Rede Nossa São Paulo. Outras cidades brasileiras e latinoamericanas também realizam pesquisas similares com seus cidadãos.
Observatório Floripa Cidadã
Os resultados da pesquisa de percepção cidadã serão divulgados em março de 2014, no aniversário da cidade, quando também será lançado o Observatório Floripa Cidadã, desenvolvido pela Udesc Esag.
Definida este ano, a constituição do Observatório é resultado de uma parceria entre a Udesc Esag e o Movimento Floripa Te Quero Bem, e visa acompanhar a elaboração e a implementação do plano de metas de gestão da prefeitura, funcionando como fonte de informação tanto para o poder público quanto para outras instituições.