Dois trabalhos de Florianópolis foram apresentados no1° Encontro Nacional da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que ocorreu entre os dias 4 e 6 de dezembro, no Paraná.
O primeiro, ‘Urgência das Pessoas, Crise das Instituições’, dos autores Ana Paula Fonini Araujo, Paula Marcantonio Scaim e Nilson de Saules Junior. O segundo, ‘Reforma Psiquiátrica e a questão das Drogas’, do autor Marion Batista de Martino.
O objetivo principal do evento foi o fortalecimento da RAPS e a reunião de todos os pontos de atenção e serviços da rede, desde seus usuários, familiares e parceiros. A RAPS reforçou a Política Nacional de Saúde Mental, que busca a consolidação de um modelo de saúde mental com base comunitária.
O evento possibilitou um espaço de interação, troca, apoio e articulação entre os diversos atores institucionais e comunitários que compõem a RAPS, fortalecendo as redes e os colegiados regionais e estimulando a realização de encontros regionais. O encontro proporcionou a troca de experiências, gerando visibilidade às boas práticas de implementação e consolidação da rede.