spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img

Senai abre inscrições para curso gratuito de Desenho de Animação

GeralSenai abre inscrições para curso gratuito de Desenho de Animação
spot_img
spot_img

Compartilhe

Estudantes do curso de aprendizagem industrial em Desenho de Animação do SENAI Florianópolis apresentam, nesta quinta, 21, oito produções que compõem os trabalhos de conclusão de seu curso. Estes alunos estão entrando num mercado de trabalho crescente, tanto na produção de conteúdo para TV, cinema e publicidade, como na área de games e aplicativos para computadores e dispositivos móveis. Para atender essa demanda, a instituição, que integra a FIESC, programou para 2014 duas novas turmas de aprendizagem e um curso técnico de Programação de Jogos Digitais (nos dois casos há vagas gratuitas).As inscrições para os cursos de aprendizagem em desenho de animação vão até 6 de dezembro. Para o curso técnico de Programação de Jogos Digitais podem ser feitas até o mês de janeiro. Informações no site www.sc.senai.br ou pelo telefone 0800 48 1212.

O presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de Santa Catarina, Ralf Cabral Tambke, afirma que existe pelo menos uma dezena de produtoras de conteúdo de animação no Estado, três delas na Grande Florianópolis. Estas empresas foram constituídas para produzir material publicitário, mas a área de atuação se expandiu especialmente com a promulgação da Lei 12.485/2011, que determina a ampliação da exibição de produções nacionais independentes na TV por assinatura. 

Outro campo de trabalho dos profissionais é na área de tecnologia. O presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da FIESC, Alexandre d’Ávila da Cunha observa que na Grande Florianópolis existem "de 10 a 12 empresas focadas na produção de jogos para computadores, além de pessoas que produzem em casa, sem uma empresa constituída". Ele destaca, no entanto, que há outra frente de trabalho no setor, que chama de "gameificação" dos softwares. "Os aplicativos precisam avançar continuamente na interatividade, com interfaces lúdicas, atrativas, uma linguagem orientada a objetos", afirma. No segmento de produção de softwares, existem pelo menos 550 empresas na região.