A Guarda Municipal de Florianópolis realizou mais uma operação Balada Pela Vida na noite desta quinta-feira, 31. O local da ação foi a Avenida Beira Mar Norte em frente ao Curiódromo da Ilha. Ao todo, 157 veículos foram abordados. Destes, quatro foram removidos para o pátio do Detran por irregularidades na documentação. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.
Dois motoristas parados na operação acusaram 0,22 e 0,21 miligramas de álcool por litro de ar no teste de alcoolemia (bafômetro), sofreram penalidade administrativa – multa de R$ 1.915,40 – e tiveram a Carteira Nacional de Habilitação retida.
Situação idêntica ocorreu com outros dois condutores que se negaram a fazer o teste. Neste caso, a GMF efetuou o Auto de Constatação, por meio de vídeo.
É considerado crime, o condutor que apresentar 0,34 mg/l com detenção de seis meses a três anos. Fica livre de qualquer punição o motorista cujo índice não ultrapasse 0,05mg/l.
Deflagrada pela Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, a tendência é pela continuidade desse tipo de operação, com maior intensidade na temporada de verão.