A equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana de Florianópolis (SMMU) promoveu uma reunião nesta quarta-feira, 14, com integrantes das prefeituras de São José, Biguaçu, Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz para debater a questão dos táxis clandestinos. A intenção é unir os municípios e intensificar a fiscalização para que taxistas não angariem passageiros fora da cidade em que estão registrados.
Entre as ideias apresentadas, está a adequação das legislações de cada município, no entanto com uma estrutura similar, em especial no que diz respeito à punição para caso de clandestinidade. Outra sugestão é que haja cooperação entre as fiscalizações para a troca de informações entre fiscais dos cinco municípios. Dessa forma, haverá comunicação quando um veículo for flagrado prestando serviço em cidade onde não pode operar.
Melhorias
Para trazer benefícios às pessoas que utilizam táxi, a SMMU está estudando a implantação do sistema biométrico nos táxis. Com a instalação, o taxímetro só poderá ser ligado com a coleta da impressão digital de motoristas cadastrados, inibindo o uso por pessoas não autorizadas.
Será possível também mapear os locais de maior demanda e a extensão dos percursos, trazendo para a população um serviço com mais qualidade e confiabilidade. Assim, será possível para a Secretaria de Mobilidade Urbana saber quais locais necessitam de mais pontos e fazer essas instalações.