spot_imgspot_img
Florianópolis, 27 novembro 2024
spot_imgspot_img

Fundação Catarinense de Cultura promove 4º Fórum de Museus em Florianópolis

EventosFundação Catarinense de Cultura promove 4º Fórum de Museus em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

O 4º Fórum de Museus de Santa Catarina começou na manhã desta segunda-feira, 4, com a missão de construir o Plano Setorial de Museus do Estado, prevendo ações para os próximos dez anos. O evento, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), ocorre até quarta-feira, 6, no Teatro Ademir Rosa, situado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. As informações são da Assessoria de Comunicação da FCC.

A programação completa do evento e as formas de participação podem ser lidas no site do Forum.

O objetivo do evento é debater políticas públicas para as instituições museológicas, além de fortalecer e ampliar a rede colaborativa entre os seus profissionais. O debate da quarta edição do encontro irá focar a construção do Plano Setorial de Museus de Santa Catarina. Na oportunidade, serão submetidas à aprovação e validação da plenária as diretrizes, estratégias e ações já discutidas nos sete Fóruns Regionais de Museus, realizados nos meses de agosto e setembro deste ano.

A programação do Fórum inclui ainda conferências, painéis, lançamento de publicações e a eleição do Comitê Gestor do SEM para o biênio 2014/2015.

O Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), vinculado à Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (DPPC/FCC), é uma rede organizada, baseada na adesão voluntária, que reúne e articula as instituições museólogicas no Estado de Santa Catarina. Visa, principalmente, à coordenação, articulação, mediação, qualificação, fortalecimento e à cooperação entre os museus. Atualmente, reúne 176 instituições museológicas, públicas e privadas, de 96 municípios (dado de abril de 2013).

Cerca de 200 participantes acompanharam a solenidade de abertura, que contou com mesa formada pelo secretário de Turismo, Cultura e Esporte, e presidente interino da FCC, Valdir Walendowski; a diretora de Patrimônio Cultural da FCC, Andréa Marques Dal Grande; o coordenador do SEM/SC, Maurício Rafael; o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo de Araujo Santos; e o presidente do Conselho Regional de Museologia (Corem) da 5ª região, Marco Antonio Figueiredo Ballester Júnior.

Para dar início, a museóloga e atriz Silvana Silva de Souza, do grupo Encantados Contadores de Histórias, de Tubarão, interpretou o texto O Problema dos Museus, de Paul Valéry. Escrito em 1931, o monólogo trouxe ao público uma reflexão acerca do papel do museu e sua relação com a modernidade. Para a execução dos hinos nacional e de Santa Catarina, foi convidado a subir ao palco o pianista Pablo Rossi.

O coordenador do SEM/SC, Maurício Rafael, deu as boas-vindas ao público e ressaltou a importância do evento no sentido de consolidar o processo de construção do Plano Setorial de Museus, trabalho que já vem sendo feito pelo Sistema há meses e contou com a participação dos profissionais e estudantes da área durante os fóruns regionais que antecederam à etapa estadual do evento.