spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

João Lombardo lança ”Gourmandisses Catarinenses” nesta segunda-feira na Assembleia Legislativa

VariedadesJoão Lombardo lança ''Gourmandisses Catarinenses'' nesta segunda-feira na Assembleia Legislativa
spot_img
spot_img

Compartilhe

Será lançado nesta segunda-feira, 4, às 19h30, na Assembléia Legislativa, em Florianópolis, o livro ‘’Gourmandises Catarinenses’’, de João Lombardo, proprietário da panificadora Pão Italiano. A obra conta a história da formação da cozinha clássica estadual, a partir da conjugação de ingredientes autóctones com as culturas alimentares do índio, africano, dos europeus e asiáticos. 

O livro também fala do nascimento de uma nova culinária, a partir do cultivo e produção de ingredientes chamados premium. Entre eles ostras, vôngoles, vieiras, siri mole, bottarga, trutas, cortes nobres de pato, codornas, frutas, chocolates, embutidos e queijos finos. A obra inclui 60 receitas elaboradas por chefs catarinenses. Todas com sugestões de vinhos e cervejas para harmonizar.

"Gourmandises Catarinenses" vem acompanhado de dois encartes. Um deles apresenta 60 vinhos de altitude, escolhidos entre 126 rótulos degustados às cegas por quatro especialistas. Os produtos são uma síntese do perfil, estilos e da diversidade dos vinhos produzidos nos terrenos elevados de Santa Catarina. Outro encarte apresenta 70 restaurantes, em diversas cidades, que preparam receitas clássicas ou contemporâneas utilizando ingredientes tipicamente catarinenses. Vale destacar que um dos capítulos da obra apresenta, com detalhes, os estilos de cervejas produzidos em Santa Catarina. Produtos com personalidade e perfis particulares, uma radiografia gastronômica do estado.

A ideia da obra e organizador do projeto é o publicitário Roberto Costa, da agência Propague. Lombardo passou pelas redações dos jornais "Folha de S. Paulo", "O Globo", "Gazeta Mercantil" e revista "Veja". Lombardo tem formação de cozinha pelo Senac, é sommelier com formação na Itália pela Associazione Italiana Sommelier – AIS, além de ter diploma internacional em vinhos e destilados pela escola inglesa Wine & Spirit Education Thrust. O jornalista é autor de outro livro, escrito em 2008: “Santa Catarina à Mesa: A revolução das uvas e do vinho e o renascimento das cervejarias no estado”. Essa obra contou com o apoio da Propague para a elaboração da segunda edição, esgotada. Trabalharam no projeto a jornalista Antoninha Santiago, o designer gráfico Juan Rivas e o fotógrafo Markito. O livro foi publicado pela Lagoa Editora, com o apoio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Fiesc.