Um edifício tecnológico, sustentável e com possibilidade de certificação nortearam a concepção do escritório Ópera Quatro Arquitetura de São Paulo, vencedor do concurso público lançado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento Santa Catarina (IAB) em 2012, que elegeu a nova sede da Fatma e Fapesc. A apresentação será nesta quarta-feira, 6, às 20h, na Unisul, em Florianópolis.
O escritório premiado partiu das premissas exigidas pelo concurso e se preocupou com as questões de inserção urbana do edifício na paisagem, a integração com a cidade como um espaço disseminador de conhecimento e proteção ambiental. O projeto ainda cria espaços de convívio e contemplação e a ocupação do terreno de acordo com a topografia, valorizando a paisagem, os edifícios vizinhos e a escala humana.
Além das soluções para otimizar a utilização do terreno e aproveitar suas características, o projeto foi pensado para ser certificável com o selo Leed ou Acqua e o Procel de sustentabilidade. “Para a certificação com o Selo Leed escolhido, pensamos o projeto com os seguintes critérios padrões da certificação: terreno sustentável e relação com a vizinhança; orientação e implantação do edifício; gestão da água; gestão da energia; materiais e recursos;qualidade do ambiente internos e conforto do usuário”, acrescenta Pablo.
Os espaços para pedestres foram priorizados e não apenas os que abrigam o programa de necessidades da Fatma e Fapesc. A integração com a cidade irá acontecer através das áreas públicas concretizadas. O impacto ambiental e da construção do edifício serão minimizados com a implantação do prédio junto à face oeste-baixa do terreno, reduzindo assim a movimentação de terra e custos com contenções significativamente.