spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

Gabriel Medina fatura título mundial no HD World Junior Championship na Joaquina

EsportesGabriel Medina fatura título mundial no HD World Junior Championship na Joaquina
spot_img
spot_img

Compartilhe

O paulista Gabriel Medina, 19 anos, é o novo campeão mundial Pro Junior da ASP. Ele usou os aéreos para liquidar seus adversários no último dia do HD World Junior Championship apresentado pela Devassa em Florianópolis, batendo todos os recordes do campeonato com a nota 9,93 e os 18,26 pontos que totalizou na bateria final contra o marroquino Ramzi Boukhiam, 20. Já a categoria feminina foi encerrada com o primeiro título mundial da Nova Zelândia na história da ASP, com Ella Williams, 18 anos, ganhando por 11,97 a 9,23 pontos a decisão contra a favorita Tatiana Weston-Webb, 17. Depois das finais e da festa no pódio, um show das bandas John Bala Jones e Dazaranha agitou o público que lotou a Praia da Joaquina no sábado, 2.

Gabriel Medina já começou a bateria final voando em um aéreo pra largar na frente com nota 7,00. Depois pegou uma esquerda longa para apresentar o seu arsenal de manobras modernas na parede da onda e arrancar nota 8,33 dos juízes. Antes do marroquino dar a resposta, Medina vem em uma boa direita para mandar o seu aéreo rodando de backside sem as mãos na prancha muito alto e vai massacrando a onda até a beira para tirar nota 10 de três juízes. Mas, um achou que valia 9,8, outro deu 9,7 e a média saiu 9,93 para ele se tornar o recordista absoluto do campeonato com os 18,26 pontos que já totalizava nestas duas ondas seguidas.

O fenômeno de Maresias, sua praia em São Sebastião no litoral norte paulista, já tinha Santa Catarina marcada na sua história. Em 2009 também em Florianópolis e com apenas 15 anos de idade, Medina conquistou sua primeira vitória internacional da carreira na etapa do ASP 6-Star realizada na Praia Mole. Dois anos depois, faturou o título da etapa do ASP Prime em Imbituba, no litoral sul do estado, que foi fundamental para a sua entrada na elite mundial do WCT. Agora, aumentou para seis o recorde de títulos do Brasil na história da categoria Pro Junior da ASP.

Final Feminina – A primeira decisão a entrar no mar foi a feminina entre a havaiana Tatiana Weston-Webb e a neozelandesa Ella Williams, que passaram por Chelsea Tuach de Barbados e Johanne Defay da França, respectivamente, nas semifinais. Já na grande final não entraram muitas ondas boas para as meninas na Praia da Joaquina e Ella Williams garantiu o primeiro título mundial da Nova Zelândia na história da ASP com as notas 5,30 e 6,67 das últimas ondas que surfou na bateria.

As grandes favoritas ao título feminino eram as duas tops do WCT 2014 que participaram do HD World Junior Championship. Vice-campeã nas duas últimas edições do Mundial Pro Junior da ASP, a sul-africana Bianca Buitendag foi batida por décimos de diferença pela surfista de Barbados, Chelsea Tuach, 12,30 a 12,17 pontos. O mesmo aconteceu para a francesa Johanne Defay na semifinal contra a campeã Ella Williams, que levou a melhor por 10,34 a 10,06 pontos. Johanne dividiu o terceiro lugar com Chelsea Tuach em Florianópolis.

O HD World Junior Championship 2013 foi apresentado pela Devassa e distribuiu uma premiação total de 130 mil dólares nas duas categorias. O evento homologado pela Association of Surfing Professionals (ASP) foi realizado pela Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e Associação de Surf da Joaquina (ASJ), com patrocínio da marca de surfwear HD, Ecco Energy, Cup Noodles e apoio do FUNDESPORTE do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo, com divulgação oficial pela Rede Atlântida, Revista Fluir e Site Waves.