Começa nesta quarta-feira, 13, em Florianópolis, o XXIX Congresso Brasileiro de Patologia, maior congresso da área no Brasil. A importância da patologia no diagnóstico e na determinação dos fatores prognósticos para o tratamento do câncer será foco do evento. idealizado pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP). o evento reunirá, entre os dias 13 e 16 médicos patologistas e especialistas nacionais e internacionais responsáveis por decifrar doenças com base em análise da amostra de tecidos dos órgãos com possíveis lesões cancerígenas ou outras doenças.
De acordo com um estudo realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretária de Estado de Saúde de Santa Catarina, o câncer é a segunda principal causa de morte no Estado de Santa Catarina, o câncer de mama tem a maior incidência entre as mulheres, seguido pelo de pulmão. Já entre os homens, o câncer de pulmão, traqueia e brônquios são as principais causas de morte todos os anos.
Segundo o presidente da SBP, a patologia mamária, um dos temas de mais abrangência durante o Congresso, vem obtendo grandes avanços nos últimos anos.
Ainda no encontro, destacam-se também a Patologia pulmonar. O patologista examina minúsculos fragmentos do tecido pulmonar, obtidos por pinças de biópsias ou por agulhas muito finas. Nesses fragmentos é possível fazer confirmar o diagnóstico de câncer e estabelecer o seu tipo. É importante definir se ele é um adenocarcinoma ou um carcinoma de células escamosas, pois o uso de determinadas drogas é específico para um tipo específico de tumor e pode até provocar a morte do paciente se utilizado no contexto errado. O câncer de pulmão, entre as mulheres de Santa Catarina, aumentou quase 4%, entre 2005 e 2012.