A Secretaria Municipal de Educação estendeu até 22 de novembro o período para novas inscrições nas unidades de educação infantil da Prefeitura de Florianópolis para o ano de 2014. A intenção da prorrogação é não prejudicar as famílias que, por causa da greve dos servidores públicos, tenham deixado de procurar as creches ou núcleos de educação infantil (NEIs).
A divulgação do resultado das crianças selecionadas ocorrerá em 16 de dezembro. As crianças que já frequentam a rede de ensino serão rematriculadas automaticamente.
A inscrição poderá ser realizada em qualquer unidade de educação infantil mais próxima da residência ou trabalho dos pais ou responsáveis. Os pequenos podem ser inscritos em até duas unidades de preferência. Quando a procura superar as vagas oferecidas, o principal critério para a matrícula será o de menor renda per capita da família, a soma total dos rendimentos familiares.
No ato da inscrição, há necessidade de apresentar os originais e cópias da certidão de nascimento e da carteira de vacina da criança, além da certidão de nascimento dos membros da família menores de idade. É preciso também levar a carteira de identidade dos membros da família maiores de idade e comprovante de rendimento de todos os que trabalham.
Outros documentos são: comprovante de residência atual e um superior a um ano, bem como CPF dos pais ou responsáveis. Há caso em que será obrigatório levar o protocolo do visto de permanência para as famílias estrangeiras e a declaração de guarda, para as crianças que convivem com responsáveis, emitida pelo Juizado da Infância e Juventude.
Em 84 unidades de educação infantil, a Secretaria de Educação atende 11.416 crianças que possuem de quatro meses a seis anos. São 51 creches, 23 NEIs independentes e 10 NEIs sediados no mesmo prédio de alguma escola.
Documentos necessários:
Certidão de nascimento da criança
Cartão de vacina da criança atualizado ou a justificativa médica
Certidão de nascimento dos membros da família menores de idade
Carteira de identidade dos membros da família maiores de idade
Comprovante de rendimento dos membros da família
Comprovante de residência atualizado dos pais e /ou responsáveis
CPF dos pais ou responsáveis
Apresentação do protocolo do visto de permanência para as famílias estrangeiras
Apresentação de declaração de guarda, para as crianças que convivem com responsáveis, emitida pelo Juizado da Infância e Juventude
Principal critério de classificação: A menor renda per capita, soma total de quanto ganha a família.