A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aplicará no domingo, 10, as provas do Vestibular de Verão 2014 em Florianópolis. A primeira etapa começa às 9h e vai até 12h30, e terá prova com 50 questões objetivas de múltipla escolha, sendo oito para Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e 14 para cada uma das seguintes áreas: Biologia, Matemática e Português. As informações são da Assessoria de Comunicação da Udesc. As provas e os gabaritos da seleção serão divulgados na página do vestibular a partir das 20h30 de domingo.
Balneário Camboriú, Chapecó, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento do Sul também terão provas da Udesc. Ao todo, 13.680 candidatos disputarão 1.237 vagas de 46 cursos gratuitos de graduação. Desse total de vagas, 70% são para vestibulandos não optantes das cotas, 20% para quem cursou integralmente o ensino fundamental e o médio em instituições públicas de ensino e 10% para candidatos negros.
Recomendações
A Coordenadoria de Vestibulares e Concursos da Udesc recomenda aos candidatos que consultem os locais das provas e leiam o edital com bastante atenção. Além disso, os vestibulandos deverão estar nos locais indicados com 30 minutos de antecedência e, para ter acesso às salas, levar o documento original de identidade atualizado e em perfeito estado de conservação. Recomenda-se ainda que se informem sobre as condições de trânsito.
Os portões serão fechados dez minutos antes do início das provas – isso ocorrerá às 8h50 na primeira etapa e às 14h50 na segunda. Quem chegar depois desses horários não poderá fazer o vestibular, independentemente dos motivos alegados. Para a realização das provas, os vestibulandos deverão se apresentar com caneta esferográfica fabricada em material transparente com tinta de cor azul ou preta. Outros pontos sobre materiais permitidos e proibidos podem ser consultados no item 7 do edital.
Concorrência
O curso mais procurado do Vestibular de Verão 2014 é o de Fisioterapia, em Florianópolis, com 34,7 candidatos por vaga. Em segundo lugar, está Design Gráfico, também na Capital, com 33,4, e, em terceiro, Engenharia de Petróleo, em Balneário Camboriú, com 33,1. A lista segue com Medicina Veterinária (30,8), em Lages, e Engenharia Civil (28,2), em Joinville – o curso obteve o maior número de inscritos, com 1.073 candidatos concorrendo por 38 vagas.