spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024
spot_imgspot_img

ACIF apresenta cases de reciclagem de óleo de cozinha e sustentabilidade empresarial nesta quinta-feira

NegóciosACIF apresenta cases de reciclagem de óleo de cozinha e sustentabilidade empresarial...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Dois programas de preservação ambiental da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), o ReÓleo e o Pense Verde, serão apresentados no I Seminário de Gestão de Resíduos Sólidos de Florianópolis, nesta quinta-feira, 24, no auditório da Tractebel Energia. O evento, também coordenado pela ACIF, integra a programação da Semana do Lixo Zero que traz para Florianópolis várias atividades com foco ambiental. A entrada é gratuita.

O Programa ReÓleo, de coleta e reciclagem de óleo vegetal, é destaque na Capital e região metropolitana. Criado em 1998, o ReÓleo atende a Grande Florianópolis, com quase 200 pontos de coleta espalhados por várias cidades. Em pouco mais de 15 anos, o Programa já coletou e reciclou mais de 2,1 milhões de litros do resíduo, que são transformados em produtos de limpeza. Além do número expressivo de litros de óleo vegetal coletados, que deixaram de ser indevidamente despejados em rios, lagoas e lençóis freáticos, o ReÓleo também investe na formação de uma geração mais consciente. Com a palestra interativa “Reciclar é Educar”, reúne musica, teatro e atividades práticas.

Já o Pense Verde é um programa que visa conhecer os hábitos, as políticas ambientais e os impactos gerados por cada área das empresas na execução de suas atividades. Por meio de uma pesquisa direcionada aos seus mais de 3 mil associados, a entidade vai avaliar e pontuar dentro de critérios pré-estabelecidos os pontos positivos de cada empresa, com a finalidade de estimular a consciência e as práticas sustentáveis no meio empresarial.

A Semana Lixo Zero 2013 segue até o dia 27 de outubro. As atividades todas gratuitas, tem caráter multidisciplinar e serão realizadas em diferentes locais e voltadas para diversos públicos. A iniciativa é do Instituto Lixo Zero Brasil, que faz parte da Aliança Internacional para o Lixo Zero – www.zwia.org -, movimento internacional de organizações que dissemina o conceito para o mundo.