A proposta é de muito chorinho, improvisos e acordes intensos na programação de sábado e domingo do Floripa Instrumental, evento que teve início na quarta com o workshop de Naná Vasconelos e vai até domingo, 3 de maio, com show de encerramento do violonista Yamandu Costa. Para mostrar toda a técnica secular do choro, pois ele existe há mais de 130 anos, Arismar do Espírito Santo, Nailor Azevedo, o Proveta, e outros músicos da Ilha fazem roda de choro na Praia da Freguesia, às 15 horas de sábado.
Considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil, o chorinho é alegre e com ritmo agitado. “Brasileirinho” de Zequinha de Abreu e “Carinhoso” de Pixinguinha são um dos choros mais conhecidos e o Trio Madeira Brasil – Ronaldo do Bandolim, José Paulo Becker (violão de seis cordas) e Marcello Gonçalves (violão de sete cordas) – vai trazer esse som caloroso sábado, às 21h, na Praça da Freguesia. Eleito como o melhor show instrumental do ano pelo jornal O Globo, o grupo busca a face multicultural da música instrumental brasileira de maneira única.
No domingo, 3 de maio, violão de seis, sete e oito cordas. O domínio de todos revela a face de um garoto apaixonado pelo que faz. Quem estiver presente às 17h na Freguesia do Ribeirão da Ilha, vai sentir a intensidade musical de Yamandu Costa, que encerra sem enquadramentos musicais o Floripa Instrumental.
O gaúcho cheio de milongas toca choro, bossa e tango misturando todos os estilos e compondo uma forma singular de interpretação. Seguindo os passos do pai, Yamandu começou a estudar violão aos 7 anos de idade. Até os 15 sua principal referência musical foi a música folclórica do sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Além do músico, o domingo também vai ter apresentação da banda Lapa do Ribeirão, que fará um show de boa música na Praia da Freguesia, a partir das 15h.
PROGRAMAÇÃO :
02 de maio – Sábado
Show
Roda de choro com Arismar , Proveta e músicos da ilha
Praia da Freguesia do Ribeirão da Ilha – 15h
Show
Trio Madeira Brasil
Praça da Freguesia do Ribeirão da Ilha – 21h
03 de maio – Domingo
Banda Lapa do Ribeirão
Praia da Freguesia do Ribeirão da Ilha – 15h
Show
Yamandu Costa
Praça da Freguesia do Ribeirão da Ilha – 17h
De 30 de abril até 02 de maio (quinta –sexta e sábado)
JAM SESSION, com Cássio Moura, Mauro Borguesan e Arnou de Melo Centro Social – Praça da Freguesia do Ribeirão da Ilha – 23h