Florianópolis (28/4/2009) – O governador Luiz Henrique estará na quarta-feira (29) em Montevidéu, no Uruguai, para convidar autoridades políticas e empresários do Turismo para o The Global Travel & Turism Summit, que acontece em Florianópolis de 14 a 17 de maio. Luiz Henrique lidera a missão catarinense, integrada ainda pelo secretário especial de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz e o diretor-geral da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Guilberto Savedra.
De acordo com o secretário Vinícius Lummertz, são poucos países da América Latina associados ao Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC, da sigla em inglês) e a intenção é fazer com que representantes compareçam ao evento para conhecer e futuramente fazer parte desta elite do turismo. “É a primeira vez que o encontro acontece em um país da América Latina e nós, como anfitriões desta edição, queremos convidá-los a participar”, observa Lummertz.
Pela manhã, a comitiva do governador Luiz Henrique se reúne com o ministro do Turismo do Uruguai, Héctor Lezcano, e também com operadores e autoridades do setor de Turismo e Imprensa. Na parte da tarde, o governador estará com a intendente interina de Montevidéu, Hyra Rodrigues, com o embaixador do Brasil, José Eduardo Felício, e com o chanceler Gonzalo Fernández.
A reunião do WTTC terá sua nona edição realizada no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, e vai reuniar líderes mundiais das cem empresas mais expressivas do Turismo, além de líderes governamentais. O tema central do encontro é “Parcerias reais, energizando economias”. Formatados para estimular a discussão aberta, os mais de dez fóruns versam sobre temas em torno do impacto do Turismo sustentável na economia atual e perspectivas de crescimento do segmento, que no Brasil fatura U$ 40 bilhões e cria cerca de seis milhões de oportunidades de empregos anualmente.
A escolha da Capital catarinense para a realização do evento foi a partir de um pedido do governador Luiz Henrique ao diretor do WTTC, Jean-Claude Baumgarten, durante um painel de discussões sobre Turismo. Além da solicitação, outros fatores influenciaram na escolha, entre eles o grande potencial da cidade para o turismo sustentável e para o crescimento.
O congresso marca o início de uma exposição internacional de Florianópolis e também de Santa Catarina e pode consagrar o Estado como destino de Turismo Internacional,estreitando as relações com as grandes bandeiras e atraindo investidores de alto nível e, por sua vez, turistas de maior poder aquisitivo, o que significa desenvolvimento.
Como grandes apoiadores do evento estão o Governo do Estado de Santa Catarina, Embratur e Ministério do Turismo. O evento está sendo organizado pelo Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau.