spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

Arte norueguesa será exposta em Florianópolis

VariedadesArte norueguesa será exposta em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

A partir do dia 14 de outubro, o público poderá conferir 50 telas de Alfredo Andersen, pintor norueguês que chegou ao Brasil no fim do século XIX. O pintor viveu no Paraná e lá, retratou a sua percepção dos dois países. A exposição será realizada no Museu de Arte de Santa Catarina até o dia 1º de dezembro de 2013. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, destaca que as telas de Alfredo Andersen representam um importante elo cultural entre a Noruega e o Brasil. “A exposição Andersen em Florianópolis será, sem dúvida, uma oportunidade única para que os catarinenses conheçam a obra deste grande artista norueguês e brasileiro”, afirmou.

A mostra em Florianópolis conta com o apoio de diferentes parceiros, como Embaixada Real da Noruega, Museu Alfredo Andersen, Associação de Amigos de Alfredo Andersen, Secretaria da Cultura do Paraná e Consulado geral da Noruega em São Paulo.

Sobre o artista
Alfredo Andersen nasceu na Noruega em 1860. Estudou artes no norte da Europa e realizou a primeira exposição individual em 1884. Chegou ao Brasil em 1892. Em Paranaguá conheceu Anna de Oliveira – e desse relacionamento nasceram quatro filhos. Viveu em Curitiba até 1935.

Outras exposições
Além da mostra Andersen em Florianópolis, o Museu de Arte de Santa Catarina preparou uma composição de obras do acervo que possuem relações artísticas com as pinturas de Andersen, no intuito de promover um novo olhar sobre as telas. É a exposição Olhar estrangeiro, com curadoria de Edson Busch Machado.

Para complementar, o público também poderá conferir a exposição Três fotógrafos noruegueses, com imagens de Verena Winkelmann, Rune Johansen e Per Berntsen.