O Museu do Lixo da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) completa 10 anos nesta quarta-feira, 25. A programação de aniversário está marcada para sexta-feira, 27. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.
Pela manhã, oficinas de fuxico, mosaico e vivência orgânica, à tarde solenidade, às 14h15min, e apresentações de filme e teatro. O Museu do Lixo, diz o diretor de Operações, Marius Bagnati, foi criado com o objetivo de “formar o futuro cidadão de Florianópolis”. Em uma década, recebeu mais de 50 mil pessoas, em visitas monitoradas pela Divisão de Conscientização Ambiental ao circuito do lixo organizado no Centro de Transferência de Resíduos Sólidos (CTReS), no Itacorubi.
A gerente do Departamento Técnico da Comcap, Flávia Guimarães Orofino, lembra que o museu foi instalado em 25 de setembro de 2003, nascido do sonho de um grupo de empregados da Comcap de resgatar materiais jogados no lixo para construir um espaço de memória sobre hábitos e consumos da sociedade. Hoje, conta com 10 mil itens em catalogação e faz parte do roteiro de visitações da Rede Estadual de Museus.
O Museu do Lixo tornou-se referência entre as atividades de educação ambiental no Estado de Santa Catarina, pela forma lúdica e informal com que reforça conteúdos sobre consumo sustentável baseado nos quatro érres (4Rs) – Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Seu cuidador é Valdinei Marques, conhecido como Neiciclagem. “Com o tempo, o Museu do Lixo foi ganhando forma, conquistou espaço, parceiros e amigos. É um espaço mágico que encanta milhares de pessoas”, afirma ele.