A Associação Catarinense de Medicina será palco do lançamento da publicação “Evidências Científicas sobre Tabagismo para Subsídio ao Poder Judiciário”, nesta segunda-feira, 7. O material tem o objetivo de subsidiar o Poder Judiciário com informações atualizadas e comprovadas cientificamente sobre o impacto do tabagismo na saúde humana, para que não haja dúvida durante os debates travados nos processos judiciais relacionados ao assunto. O evento ocorre às 19h30.
A publicação é resultado de 18 meses de um trabalho feito por uma psicóloga, 12 médicos, especialistas em tabagismo e quatro consultores jurídicos. Tudo sob a coordenação da Associação Médica Brasileira (AMB) e uma comissão de combate ao tabagismo da entidade.
O livro foi feito para que o profissional de direito tenha condições de interpretar os aspectos médicos relacionados aos efeitos no tabagismo na saúde humana, e também para que os profissionais da área médica possam compreender as questões jurídicas que norteiam o assunto.
Alguns dos tópicos apresentados no documento são as diferenças entre hábito, vício e dependência, os cânceres provocados pelo tabagismo, os efeitos do fumo nos órgãos e sistemas do organismo humano, os riscos de exposição à fumaça, entre outros.