O prefeito Cesar Souza Jr convocou uma reunião de emergência no início da tarde desta sexta-feira, 20, para montar o esquema de atendimento à população caso a previsão de fortes chuvas durante o final de semana se confirme. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.
Participaram da reunião representantes da Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Comcap e das secretarias de Obras, Habitação, Assistência Social e do Continente. A determinação do prefeito é para que todos fiquem de sobreaviso durante o sábado e o domingo, em estado de atenção.
Um posto de atendimento com capacidade para atender até 50 pessoas já foi organizado pela secretaria de Assistência Social na Ilha, caso haja necessidade de acolhimento de desabrigados. Várias regiões da cidade preocupam a prefeitura por conta da vulnerabilidade frente a fortes enxurradas, entre elas as comunidades do Maciço do Morro da Cruz, bairros do Continente e do Norte da Ilha.
Atualmente, a prefeitura trabalha em 30 muros de contenções em várias regiões da cidade. Todos foram cobertos com lona por agentes da Defesa Civil, a fim de proteger da chuva. Neste sábado à tarde, por determinação do prefeito, uma nova reunião com todos os órgãos será realizada para avaliação da situação.
A previsão mais preocupante é entre a noite de sábado e a madrugada de domingo. A enxurrada mais recente que causou transtornos à população foi registrada no dia 9 de março e causou pequenos deslizamentos e obstruções de vias, sem registro de vítimas.