spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

UFSC tem 25 cursos com cinco estrelas no Guia do Estudante 2013

EducaçãoUFSC tem 25 cursos com cinco estrelas no Guia do Estudante 2013
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve 25 cursos do Campus Florianópolis classificados com nota máxima pelo Guia do Estudante 2013 (GE), da Editora Abril, dos 39 avaliados. A divulgação foi feita nesta quinta-feira, 29 de agosto. O GE é uma referência para estudantes do ensino médio ao escolher a instituição de ensino, e realiza o ranking das melhores universidades públicas e particulares desde 2006.As informações são da Agecom.

Dos 39 cursos avaliados no Campus Florianópolis, 25 receberam cinco estrelas, 12 receberam quatro estrelas – conceito muito bom –, e dois obtiveram três estrelas. O curso de Matemática, que no ano passado ganhou quatro estrelas, não recebeu avaliação este ano.

Os cursos com cinco estrelas foram: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Farmácia, História, Jornalismo, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Serviço Social e Sistemas de Informação.

Os cursos com quatro estrelas foram: Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Ciências da Computação e Nutrição, Ciências Econômicas, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Pesca e Aquicultura, Filosofia, Física, Geografia, Letras – que compreende os cursos de Secretariado Executivo em Inglês, Letras/Alemão, Letras/Espanhol, Letras/Francês, Letras/Inglês, Letras/Italiano, Letras/Libras e Letras/Português –, e Medicina. Os cursos de Cinema e Audiovisual e Design receberam três estrelas.

Para participar da avaliação, o curso deve atender a quatro critérios: ter a titulação de bacharelado ou bacharelado e licenciatura; possuir uma turma formada há pelo menos um ano; ter uma ou mais turmas em andamento; ainda funcionar no próximo processo seletivo; e ser um curso presencial. Os consultores atribuem conceitos aos cursos que vão de excelente (cinco estrelas), muito bom (quatro estrelas) e bom (três estrelas) até regular, ruim e “prefiro não opinar”. Cada consultor avalia geralmente 35 cursos, baseando-se no questionário respondido pelo coordenador do curso e no conhecimento sobre aquela área de graduação. Mesmo que não se preencha o questionário, o curso passa por avaliação.