spot_imgspot_img
Florianópolis, 28 novembro 2024
spot_imgspot_img

Setuf aponta mobilidade urbana como responsável pelos problemas do transporte coletivo

GeralSetuf aponta mobilidade urbana como responsável pelos problemas do transporte coletivo
spot_img
spot_img

Compartilhe

A Câmara Municipal de Florianópolis realizou na tarde desta quinta-feira, 12, Audiência Pública para discutir o transporte público em Florianópolis. As informações são da Assessoria de Imprensa da Câmara.

Segundo o vereador Tiago Silva é preciso pensar e elaborar um novo sistema de transporte que passe por processo licitatório."Foi um erro autorizar, em 1999, a concessão de 20 anos para as empresas sem licitação, ferindo a Constituição. Além de aplicar um novo modelo, é necessário identificar e punir os agentes que foram coniventes com a concessão", ressaltou.

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis (Setuf) participou do encontro e apresentou um vídeo onde ressaltou que não é o sistema que tem falhas, mas sim a mobilidade da capital, uma das piores do país. Ainda de acordo com o órgão, são necessários 170 veículos a mais por dia por causa dos congestionamentos, já que os ônibus não conseguem percorrer os trajetos no tempo estipulado por causa do caos no trânsito.

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Urbano, Rodoviário, Turismo Fretamento e Escolar (Sintraturb), do Movimento Passe Livre, e usuários do transporte participaram da reunião.

Na próxima segunda-feira, dia 16 de setembro, os vereadores votam em Sessão Ordinária a realização de uma Audiência Pública no Largo da Alfândega também sobre transporte público, prevista para acontecer no final da tarde para que a população tenha condições de participar, debater e sugerir um novo modelo.