Integrando o programa de reconhecimento dos pontos críticos de uso de drogas na região continental de Florianópolis, a Secretaria Municipal do Continente convidou a Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) para vistoriar os pontos de maior acumulo de lixo e muitos deles foram limpos e desobstruídos. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal.
Locais como o viaduto da Chico Mendes, a tubulação da Vila Aparecida (às margens da via-expressa) e o terreno ao lado do Terminal de Capoeiras, já estão limpos e roçados. Somente neste último ponto, em um único dia de trabalho, 15 toneladas de lixo foram retiradas do local.
Esta foi a primeira operação deste ano realizada no Continente em parceria com Ministério Público. A promotoria dos Direitos Humanos fez trabalhos semelhantes na Ilha e conseguiu diminuir o número de pontos de moradia e consumo de drogas em área pública.
A Operação Abordagem deve ocorrer com frequência no Continente e o principal objetivo é fazer uma radiografia dos pontos onde há moradores de rua e usuários de drogas em áreas públicas como viadutos, pontos, praças, aterros e terrenos baldios.