A Prefeitura de Florianópolis e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) firmaram na tarde desta segunda-feira, 26, um protocolo de intenções por meio do qual formalizaram uma parceria inédita, segundo a assessoria de imprensa do Executivo Municipal. A ideia é que, a partir de agora, a Prefeitura e a universidade desenvolvam cooperação técnica mútua no domínio de áreas como tecnologia e inovação, urbanismo, saúde, cultura, educação, comunicação e divulgação científica, bem como outros temas que considerarem importantes ou relevantes.
“Pela primeira vez na história, a Prefeitura está institucionalizando a parceria com a universidade”, disse o Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rui Luiz Gonçalves. Já o prefeito Cesar Souza Júnior chamou atenção para o fato de que esta ação só foi possível graças “à abertura da Prefeitura que nunca houve”.
A reitora da UFSC, Roselane Neckel, também enalteceu a iniciativa. “Este protocolo é um marco. Muitas vezes, as políticas ocorriam de forma individualizada, e a própria universidade acabava não dando retorno”.
Após a assinatura do documento, o prefeito e a reitora definiram que vão voltar a se reunir dentro de 30 dias, para apresentar suas principais demandas, e buscar viabilizá-las através de convênios, contratos, programas e projetos de cooperação técnica.
Um dos projetos de interesse da PMF, por exemplo, é o “Rota da Inovação”, lançado no Sapiens Parque em março deste ano, que visa a transformar Florianópolis em polo internacional de inovação. Já a UFSC quer concretizar o Parque Viva Ciência, que dispõe de área no Saco dos Limões, entre outros projetos.
Segundo o Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, a Prefeitura de Florianópolis também formalizará sua parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).