Dois motoristas foram flagrados por embriaguez ao volante na operação Balada Pela Vida que a Guarda Municipal de Florianópolis, com apoio operacional do Detran, realizou entre a noite de sexta-feira,30. Agentes da Guarda Municipal bloquearam a avenida Beira-mar Norte, desviando o tráfego nas proximidades do Trapiche. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal.
A sistemática da fiscalização para quem bebe e dirige tem sido constante. Primeiro, a fase educativa e depois a abordagem, verificação de documentos e, se algum sinal de embriaguez for visível, o bafômetro é utilizado.
Apesar do esforço em manter peças publicitárias, nos veículos de comunicação, evidenciando o perigo da mistura fatal entre álcool e direção e multa de R$ 1.915,40 não tem inibido motoristas que insistem em desafiar e arriscar a própria vida, além da segurança de terceiros. Exemplo disso foi de que um pouco antes do afunilamento de veículos montado pelos agentes da Guarda Municipal, vários condutores foram flagrados trocando de lugar com o passageiro ao lado. Identificados, foram advertidos.
Um pouco antes do final da operação, dois motoristas foram flagrados. Proprietário de um Vectra fez o teste de alcoolemia, que afere a quantidade de álcool no sangue, e chegou no limite antes de configurar crime. Com 0,34 dg/l escapou da detenção, porém teve o veículo retido e sofrerá punição administrativa contida na legislação vigente.
Já o segundo condutor, ultrapassou com sobras o permitido pela tolerância mínima da Lei Seca, endurecida criminalmente no final do ano passado. Visivelmente com os movimentos prejudicados pelo consumo excessivo de álcool, no teste efetuado com o bafômetro marcou 0,93 dg/l. Veículo retido, detenção e multa. A agravante nesse caso é de que o mesmo estava acompanhado da esposa, grávida de cinco meses.
Um carro importado, de última geração, apresentou irregularidade que deixou intrigados os agentes do Detran, com experiência nesse tipo de situação. O veículo estava com o lacre e placa oriunda de Estados distintos. O automóvel ficou retido e o proprietário responderá aos procedimentos dentro da esfera administrativa