A Assembleia Legislativa realizou, na noite desta quarta-feira, 11, sessão especial em homenagem às quatro décadas de fundação do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Santa Catarina (MTG-SC). Tendo por objetivo preservar o núcleo de formação e filosofia do movimento tradicionalista gaúcho, a entidade, sediada em Lages, reúne atualmente cerca de 600 Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e possui mais de 40 mil sócios.As informações são da Agência Alesc.
Fundado em maio de 1973, o MTG-SC foi declarado de utilidade pública por meio da Lei 7.942/1990. Além disso, as festividades realizadas pelo movimento são consideradas patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado, conforme a Lei 15.295/2010.
O presidente do MTG-SC, Orides Luiz Pompeo, agradeceu a homenagem prestada pelo Parlamento catarinense e pediu o apoio dos deputados para reivindicar, junto ao governo estadual, a revogação de decreto que impede o repasse de recursos financeiros aos CTGs.
A solenidade, prestigiada pelos deputados Dirceu Dresch (PT), Dóia Guglielmi (PSDB), Mauro de Nadal (PMDB) e Moacir Sopelsa (PMDB), contou com a apresentação da invernada artística do CTG Os Praianos e a declamação do poema “Minha herança”, de autoria de Albeni Carmo de Oliveira, feita pelo peão Álvaro de Paula.