spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024

Grupo criado pelo Ministério Público do Estado recebe prêmio pelo trbalho de combate ao comércio ilegal de animais

GeralGrupo criado pelo Ministério Público do Estado recebe prêmio pelo trbalho...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais (GEDDA), criado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), recebeu o Troféu Onda Verde, do Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria ”Bem-Estar Animal – Setor Público”. O Prêmio foi entregue ao Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, onde também estiveram presentes alguns membros do GEDDA. As informações são da Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC. 

Criado pelo Ato n. 863/2011/PGJ, o GEDDA iniciou as atividades em janeiro de 2012. Seu objetivo é o combate ao tráfico e ao comércio ilegal de animais da fauna catarinense, muitos deles ameaçados de extinção, e o planejamento de estratégias de defesa dos animais domésticos, silvestres, exóticos e de saúde pública.

O Grupo também dá suporte técnico e jurídico às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e às entidades que atuam no setor. O GEDDA estimula, ainda, o desenvolvimento de trabalhos de educação ambiental voltados para a população e para autoridades em geral e busca ampliar o estudo da Lei n. 9.605/1998, que trata sobre medidas punitivas para quem fere o direito dos animais.

O prêmio

Certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental do Sul do Brasil, o Prêmio Expressão de Ecologia completou 20 anos em 2012. Criado na sequência da Conferência da ONU para o Meio Ambiente, a Rio 92, o Prêmio Expressão registra a trajetória da consciência ambiental empresarial e institucional da região Sul do Brasil.